Mantendo a tradição em trazer aos brasileiros sabores nunca antes experimentados, a Cervejaria Bamberg lança, em março, rótulo ao estilo Helles Defumada, uma mistura inusitada dos estilos Helles e Rauch.
Inspirada em “rapsódias”, trechos de obras literárias ou musicais populares que não possuem ligações entre si, em que um trecho pode narrar uma história, enquanto o outro pode tratar de um assunto totalmente diferente, a Franconian Rhapsody adicionou o aroma e sabor defumado a um estilo pré-determinado. Para a elaboração da cerveja, foram escolhidos dois estilos característicos da Franconia: o Helles, lager clara consumida diariamente na região, e o Rauch, tradicional cerveja defumada da cidade de Bamberg.
Ambos os estilos têm histórias completamente diferentes e, em primeiro momento, não imagina-se uma interligação entre eles, porém, no copo, é justamente esta “rapsódia” que acontece e surpreende o paladar.
Todo o trabalho de pesquisa, elementos, grafismo, formas e cores foi desenvolvido pelo artista André Clemente, que elaborou uma “rapsódia” para o rótulo: um alemão punk, vestindo lederhosen, tradicional vestimenta da Baviera.
A cerveja sazonal com graduação alcoólica de 5% será comercializada em garrafas de 600 ml e o lançamento está previsto para março.
Analise sensorial da cerveja, por Alexandre Bazzo
Visual: coloração dourada, cristalina, com boa formação de espuma.
Aroma: domínio do defumado, com leve presença de herbal, floral e cítrico da lupulagem.
Sabor: domínio do defumado, porém logo no início percebe-se a sutileza do malte, terminando levemente seca.
Sensação na boca: corpo leve-médio, carbonatação média, final seco.
Harmoniza: com peixes defumados, castanhas, churrasquinho de frango e ricota defumada.
Acesse também o Cerveja e A à Z