O Planeta Terra estreia no próximo domingo (4/5) série inédita, em quatro episódios, sobre as Ilhas Galápagos. O documentário, relatado pelo naturalista britânico David Attenboroug, traz descobertas reveladoras sobre a história evolutiva do Arquipélago de Colombo, outro nome dado às Ilhas Galápagos. O programa da TV Cultura vai ao ar às 18h.
Foi pela observação da flora e fauna desse arquipélago selvagem e misterioso que Charles Darwin, nos anos de 1830, formulou suas ideias sobre a evolução das espécies, resultando na teoria da Seleção Natural e na publicação A Origem das Espécies. Hoje, cientistas continuam a fazer descobertas impressionantes, conforme exploram a história evolutiva das Ilhas e David Attenborough muda a forma como vemos Galápagos para sempre.
O primeiro episódio, intitulado Origem, começa na Ilha Isabela, onde o naturalista observa um grupo de tartarugas vagando por uma poça de lama, perto do Vulcão Alcedo. Ele, então, se concentra em duas questões: como as ilhas se formaram e como elas vieram a ser povoadas por várias criaturas incomuns.
As primeiras ilhas do Arquipélago emergiram há quatro milhões de anos e foram formadas quando os vulcões se levantaram, vindos dos solos oceânicos. No documentário, há uma sequência que mostra, em 3D, o centro do vulcão que fica sob as Ilhas Galápagos.
O programa mostra que o isolamento fez com que a colonização de mamíferos terrestres e anfíbios fosse quase impossível. Porém, plantas, invertebrados, aves e répteis foram bem sucedidos nesse quesito. Sementes de plantas, aranhas e outras pequenas criaturas violentas foram trazidas pelos ventos equatoriais.
As ilhas Galápagos, situada a cerca de 970 km do Equador, estão na confluência de três grandes correntes oceânicas que trazem nutrientes vindos desde o Oceano Pacífico até suas águas de superfície. São eles que sustentam uma cadeia alimentar diversificada. A fisiologia dos répteis capacitou alguns a sobreviver à grande jornada desde a América do Sul. E assim, como descreve David, o “elenco de espécies” da ilha foi reunido. Classificação indicativa: Livre