Ingredientes
Geleia:
-
1 xícara (chá) de suco de uva verde integral, sem açúcar (200ml)
-
2 xícaras (chá) de mirtilo (320 g)
-
1 colher (sopa) de Tal e Qual (3 g)
-
½ colher (sopa) de fécula de batata (5 g)
Panqueca:
-
1 xícara (chá) de farinha de aveia (92 g)
-
1 colher (sopa) de fermento químico em pó (10 g)
-
2 colheres (sopa) de Tal e Qual (6 g)
-
1 ovo (60 g)
-
¾ de xícara (chá) de leite desnatado (150 ml)
-
2 colheres (sopa) de margarina light derretida (30 g)
Modo de preparo
Para a calda, junte em uma panela pequena o suco de uva, o mirtilo e o Tal e Qual. Cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando, até os mirtilos começarem a desmanchar.
Em uma vasilha pequena, dissolva a fécula de batata com uma colher (sopa) de água (13 ml), e junte à geleia, mexendo sempre. Cozinhe até obter textura de mingau mole e transfira a geleia para um pote.
Para a panqueca, misture a farinha, o fermento, o sal e o açúcar em uma tigela e reserve. Bata o ovo até ficar aerado. Acrescente o leite, misturando com uma espátula e despeje sobre os secos. Junte a margarina derretida e misture até obter uma massa homogênea.
Aqueça uma frigideira pequena e antiaderente em fogo médio, coloque 3 colheres (sopa) da massa no centro, sem espalhar, e cozinhe até que apareçam bolhas na superfície. Diminua a chama e, com ajuda de uma espátula, vire a panqueca para dourar do outro lado. Transfira para uma travessa aquecida e repita até acabar a massa. Sirva as panquecas no café da manhã, lanches e café da tarde, acompanhadas da calda ainda quente.
Receita: Tal e Qual