Ingredientes
-
200 gramas de Peça de atum
-
Pimenta branca a gosto
-
40 gramas de gergelim
-
Azeite extra virgem a gosto
-
Sal a gosto
-
6 batatas grandes cozidas
-
Noz moscada
-
500 gramas de creme de leite fresco
-
4 limões sicilianos
-
100 gramas de açúcar
-
50 ml de vinagre de arroz
-
40 gramas de manteiga
-
100 ml de cachaça
Modo de preparo
1. Atum
Em um recipiente, misture a pimenta branca com os gergelins branco e preto. Reserve. Tempere a peça inteira de atum salpicando um pouco de sal. Em seguida, envolva o peixe na mistura de gergelim. A peça deve ficar empanada por completo. Em uma frigideira grande, aquecida e antiaderente jogue um fio de azeite. Leve o atum para grelhar.
O segredo está justamente nesta etapa. A peça de atum deve ficar no fogo alto por cerca de um minuto de cada lado. Após, retirar o peixe, deixar esfriar e cortar em fatias. Se ultrapassar este tempo, o gergelim vai queimar e ficar com gosto de tostado. Além disso, a proposta é deixar o atum cozido na sua camada externa e cru por dentro.
2. Musseline de Batatas
Passe as batatas cozidas por um espremedor até que fiquem bem finas (sem pedaços). Aqueça a manteiga na frigideira e adicione em seguida as batatas espremidas. Mexa vigorosamente e adicione lentamente o creme de leite fresco, sempre mexendo bastante. Deixe ferver por alguns minutos e, enquanto ferve, rale a noz moscada por cima para que sabor incorpore às batatas. Acerte o sal e está pronto para servir.
3. Molho de cachaça
Retire a casca dos limões, deixando o mínimo da parte branca possível. Em uma panela, coloque o açúcar com 50 ml de água para fazer uma calda, acrescente a casca de limão cortada em Juliene e cozinhe por 5 minutos. Junte a cachaça e o vinagre de arroz. Ferva por mais alguns minutos. Para finalizar, acrescente a manteiga e bata com um fuet
Receita: chef José Ricardo