Os turistas que visitarem Brasília para acompanhar os jogos da Copa do Mundo podem reservar alguns momentos para relaxar em meio à natureza do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Ideal para quem gosta de caminhadas, cachoeiras e esportes radicais, o roteiro turístico Trekking Travessia Leste é um dos 23 que integram o projeto Talentos do Brasil Rural, que tem como objetivo incluir produtos e serviços da agricultura familiar ao turismo brasileiro.
O roteiro é oferecido por grupos de agricultura familiar que encontraram no turismo uma forma de valorizar sua identidade cultural, gerar emprego e renda, além de agregar valor à produção de grupos locais. O Trekking Travessia Leste é comercializado por uma empresa de ecoturismo local e está localizado a 229 km da capital federal, no município de Alto Paraíso de Goiás.
Os passeios incluem a visitação ao Vale da Lua, a mais famosa atração turística da Chapada dos Veadeiros. Turistas do Brasil e do mundo são atraídos para apreciar as rochas com formas exóticas esculpidas pelas águas ao longo de milhares de anos, que lembram o solo lunar. Há guias falando inglês, francês e alemão.
A culinária goiana também é um ponto forte do roteiro. O Rancho do Waldomiro oferece, em um espaço coberto de palha no topo de um morro, um almoço regional tipicamente goiano: a matula, palavra também usada como sinônimo de marmita, mas que na culinária goiana é um cremoso tutu de feijão-branco ou mulatinho engrossado com farinha de mandioca e incrementado de pedaços de linguiça, carne de sol e carne de lata.
Os visitantes também passam pela fazenda Campo do Meio, que fica entre a Cachoeira do Rio Cristal e a Cachoeira dos Anjos e Arcanjos, e comercializa doces e queijos, além de oferecer almoço tropeiro. “Fazemos o almoço por encomenda. Preparamos frango caipira, porco ou carne, animais que criamos na fazenda”, conta Estevão Naves Bernardes Rabelo, filho da proprietária da fazenda, dona Leônia, que comanda a cozinha com ajuda na filha e da nora.
Dona Leônia também prepara doces com frutas cultivadas na propriedade como marmelo, figo, goiaba, laranja da terra e cidra, e demonstra aos turistas como são feitas as receitas em uma oficina realizada na própria cozinha de casa. “Os visitantes podem deixar o carro aqui e ir a cavalo para a cachoeira. Estamos preparados para oferecer hospedagem para grupos pequenos de até dez pessoas”, relata Estevão. Para a família, o turismo é complementar à renda da fazenda, que sobrevive da lavoura e da pecuária.
O roteiro Trekking Travessia Leste foi desenvolvido graças a uma parceria entre os ministérios do Turismo (MTur) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que reformulou o roteiro, integrando a agricultura familiar entre as atrações, e agregou parceiros para aperfeiçoamento a empreendimentos locais.
Eles foram escolhidos por meio de chamada pública, mapeados, apresentados ao mercado turístico e receberam consultoria especializada e apoio à comercialização. Um dos requisitos para escolha é que o roteiro seja acessível a, no máximo, três horas de uma das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo, considerando meio terrestre ou aquaviário.
Mais informações sobre pacotes turísticos, acesse: www.travessia.tur.br