Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
AGENDA - GASTRONOMIA
Passeio a Cavalo abre oficialmente a FAICI 2014, queima do Alho e show com Gilberto & Gilmar são atrações
de 03/08/2014 a 03/08/2014

A edição 2014 da FAICI (Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Indaiatuba) abre oficialmente a sua programação no próximo dia 3 de agosto, com a realização do tradicional Passeio a Cavalo. Charreteiros e cavaleiros são esperados a partir das 9 horas na Cerâmica Indaiatuba, de onde sairão rumo ao recinto da festa, que fica no quilômetro 51 da Rodovia SP-75, que terá entrada franca.

No local, o almoço fica por conta da Comitiva Saudade do Corredô, de Novo Horizonte (SP), comandada por Bacuri, e o show é da dupla Gilberto & Gilmar.

Queima do Alho
Bacuri e a Comitiva Saudade do Corredô foram destaque em Barretos 2013, conquistando o terceiro lugar na Queima do Alho. Seguindo as tradições, Queima do Alho é um concurso culinário em que o vencedor é o cozinheiro que prepara a melhor refeição à moda dos tropeiros, no menor espaço de tempo. O prato é composto de arroz carreteiro, feijão tropeiro, couve e churrasco, e é feito em fogão improvisado, bem próximo ao chão.

A história deste ritual data dos tempos em que os tropeiros viajavam para vender seus bois. Os grupos eram compostos por um cozinheiro, um ajudante de cozinha e peões. Como as viagens eram longas e duravam entre três a quatro meses, os cozinheiros tinham a preocupação de trazer no lombo dos animais alimentos não perecíveis, conservados no sal grosso.

Barretos era o ponto final desta longa jornada, por ser um grande mercado de compra de bois. Assim começou a competição entre os cozinheiros para ver quem faz o prato mais saboroso e mais rápido.

Bacuri comanda a Comitiva Saudade do Corredô durante evento em Divinópolis (MG)

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2025 Gastrovia Turismo e Gastronomia