Mais de 90 mil visitantes brasileiros passaram pela capital portuguesa somente nos dois primeiros meses deste ano. No mesmo período anterior o volume de turistas havia ficado em 83.620.
As projeções de que os turistas brasileiros devem bater um novo recorde de visitas a Lisboa neste ano está se confirmando. O fechamento dos dados relativos ao primeiro bimestre, contabilizados recentemente pela Associação de Turismo de Lisboa (ATL), mostra um aumento de 46% no número de visitantes à capital portuguesa, somando a marca de 92.903 dormidas (pernoites).
No primeiro mês de 2012 o sistema hoteleiro da cidade registrou 48.573 dormidas, um aumento de 17,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em fevereiro o resultado foi ainda melhor, com a marca de 44.330 dormidas e um incremento de 100% na comparação com fevereiro de 2011.
De acordo com o diretor-geral do Turismo de Lisboa, Vitor Costa, “o lazer, a modernidade, a boa gastronomia, confortáveis hospedagens e a tradição histórica são os principais atrativos que a cidade oferece aos brasileiros”. Ainda na opinião do executivo “o crescimento ao longo do ano deve ser ainda maior, por conta da situação econômica do Brasil e dos novos consumidores que entram no mercado de viagens”, comenta.
A procura dos brasileiros por Lisboa cresce e não é de hoje. No ano passado, a capital lusitana recebeu 21,7% a mais de visitantes oriundos das terras descobertas por Cabral, alcançando a marca de 646.499 dormidas. Se a comparação for feita desde 2009, o crescimento é superior a 60%.