Nos últimos anos, cerveja artesanal tornou-se uma tendência que cresce cada dia mais. No sábado passado (16), Montevidéu deu lugar para o primeiro Concurso Nacional de Cervejeiros Caseiros. No dia seguinte, a capital uruguaia foi sede pela primeira vez da Copa Sul-americana na mesma categoria. O evento, organizado pelo Club de Cervejeiros Caseiros do Uruguai, contou com a participação de juízes da Argentina, Brasil, Chile, EUA e Uruguai.
A competição baseou-se em dois estilos de cerveja: Weizen e Robust Porter. Só permitiam-se cervejeiros que não comercializam suas cervejas. Entre os ganhadores, apenas um é brasileiro. Aloizio de Souza, despretensioso e amante de uma boa cerveja, reside na cidade de Guaratinguetá e inscreveu-se por pura paixão e afoiteza.
Trabalhando em casa, Aloízio fez uso de técnicas inovadoras buscando revolucionar a cerveja com toques brasileiros, adaptando ao estilo tradicional ditado pela BJCP (Programa de Certificação de Juízes de Concursos Cervejeiros). Premiado na categoria Robust Porter, adicionou cacau brasileiro e pimenta do reino verde, plantados e colhidos em casa, representando dignamente o Vale do Paraíba meio culinário.
Da esquerda para a direita: MARTIN BOAN (Restaurante Sommelier e Jurado Da BJCP), ALFREDO (Botike de Cervejas Master Judge BJCP - Chile), ERNANDEZ (Argentino e Jurado Mestre Cervejeiro), PETE STRONGER (Antigo Revolucionário Do Movimento Cervejeiro nos EUA e Jurado de Cerveja), SOMMELIER (Cervejeiro fabricante de cerveja e chocolate na California) e por último nosso único mestre cervejeiro brasileiro premiado ALOIZIO DE SOUZA.
Da esquerda para a direita: SERGIO PISSIANE (Jurado Argentino BJCP), TIO LIMONGE (Chefe harmonizador de cerveja), ALOIZIO DE SOUZA (Mestre cervejeiro), ALVARO (Presidente do Clube Cervejeiros Caseiros do Uruguai)
Tivemos mais um Brasileiro ganhando:
Hélio Rissio JR.
Categoría: Weizen / Weissbier (15A)
1er premio Jorge Franco (UY)
2o premio Walter Tabeira (UY)
3er premio Helio Rissio Jr. (BR) y Fernando Hernández (AR)