Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Cervejaria medieval belga confirma presença no Belgian Beer Wekend Rio
05/11/2014

Confirmada a presença da De Halve Maan e de seu gerente de exportação, Steve Snauwaert, no Belgian Beer Weekend Rio, que será realizado pela primeira vez no Brasil, de 27 a 30 de novembro, no Centro de Convenções Sul América (Rio de Janeiro). Assim como acontece há 16 anos em Bruxelas, o evento reunirá cerca de 40 cervejarias de diversas regiões, que apresentarão mais de 200 rótulos, muitos deles inéditos no Brasil, além de promover negócios, cultura, workshops e oferecer o melhor da gastronomia belga.

A De Halve Maan é uma cervejaria com cinco séculos de existência, que recebe anualmente a visita 100 mil turistas, localizada em Bruges, cidade medieval da Bélgica, conhecida como "Veneza do Norte". Ela obteve aprovação para construir, a partir do ano que vem, um beer pipeline, ou seja, um "cervejoduto", com 3,2 km de extensão. O duto subterrâneo  ligará a cervejaria ao parque industrial onde a cerveja será engarrafada e distribuída.

O processo de escoamento da bebida, do local onde foi fabricada, no coração da cidade, à unidade na qual será engarrafada, nas cercanias de Bruges, levará de dez a 15 minutos. A construção do duto, que utilizará tecnologias aperfeiçoadas no transporte de petróleo e gás, vai retirar de circulação, a cada ano, 500 caminhões, o equivalente a 85% do tráfego pesado da cidade.

Segundo Xavier Vanneste, proprietário da cervejaria, a ideia nasceu da preocupação com as questões ambientais como a preservação das ruelas de paralelepípedo de Bruges. e de qualidade, e não por questões econômicas. À exceção de uma cervejaria alemã, que adotou um sistema parecido, a obra é algo inédito no setor.

Com fachadas góticas, canais míticos e campanário medieval, a cidade de Bruges é considerada patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO. Além da cerveja, o chocolate e a batata frita também são atrações tradicionais da gastronomia da cidade. O Choco Story, museu do chocolate, conta desde a transformação do cacau em bebida pelos Maias e Astecas até a produção dos chocolates belgas. Já a outra mania nacional, a batata frita, também possui um museu, Fritemuseum, com acervo de mais de 400 objetos dedicados à iguaria.

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia