Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
RECEITAS - Tortas
Receita de Quiche rústico de abóbora
15/09/2015

Em busca de um jantar que esquente as noites mais frias, fiquei pensando numa refeição que fosse confortante...Sim, uma refeição bem elaborada, com uma certa dose de carinho e dedicação pode gerar essa sensação! Neste contexto, o que é mais simples, saudável e gostoso do que uma torta quentinha? Se tiver um recheio menos calórico, melhor ainda...pois então, menu escolhido! Uma Quiche de moranga, isso mesmo, aquela abóbora que é o símbolo do Halloween.
Porque a escolha da moranga? Ela tem um sabor menos intenso e mais adocicado e assim imagino temperá-la com alho porró, pimenta do reino moída, cebola, alho, limão e coentro. Para massa, uso a massa da famosa Patê Brisée, a massa "esfarelada" francesa, que pode ser usada tanto para doces ou salgados e como não vou cobrir, a tora será um quiche...

Curiosidade: Basicamente a diferença de uma torta para um quiche, é que a torta é fechada.

Ingredientes massa:

  • 200 g farinha peneirada;
  • 1 colher de sopa rasa de sal;
  • 100 g de manteiga sem sal;
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de água gelada;

Modo de preparo:
Misture a farinha e o sal, junte a manteiga cortada em cubos e amasse bem. Junte a água e o ovo batido de leve e amasse até que fique uma mistura homogênea e firme. Coloque num saco plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
Após esse tempo, abra numa assadeira redonda com fundo removível e asse-a por 10 minutos em forno pré aquecido a 200 graus.
Dica: A massa deve ser assada com peso para que ela não estufe...se não tiver nenhum peso de massa, faça com feijão mesmo, colocando um papel manteiga sobre a massa e despeje o feijão por cima.

Ingredientes recheio:

  • 500 g de abóbora;
  • 1 limão siciliano;
  • 2 colheres de coentro;
  • 1 colher de manteiga;
  • 1 colher de café de pimenta do reino moída;
  • 2 colheres de alho porró;
  • 1 dente de alho
  • 3 colhes de cebola picada em cubinhos pequenos;
  • 150 g parmesão (não de saquinho! Um de boa qualidade ralado na hora)

Modo de preparo:
Cozinhe a abóbora cortada em cubos e sem casca numa panela de vapor por 10 minutos e reserve.
Refogue a cebola o alho e o alho porró na manteiga por 3 minutos e coloque os cubos de abóboras, colocando a pimenta e refogando por mais 3 minutos, na sequência, esprema o limão e mexa para abobora absorver o sabor por 2 minutos. Ao final, desligue o fogo, coloque as folhas rasgadas de coentro, mexa e tampe a panela por 2 minutos antes de rechear a massa.

Montando a quiche.
Espalhe uma fina camada de queijo parmesão sobre a massa e vá ajeitando os cubos de abóboras sobre a camada de queijo. Após os cozimentos que a moranga passou, parte dela ficara desmanchando, sem problemas!
Coloque mais uma fina camada de queijo por cima do recheio, mas sem exagero, é apenas alguns fiapos! E coloque no forno pré aquecido à 250 graus por mais 10 minutos, ou até a borda da massa dourar e o queijo gratinar...Voilà!

Ricardo Assumpção é editor do Gastrovia e apaixonado por gastronomia, nas horas vagas e outras nem tanto, adora esquentar a barriga em fogões, fornos, churrasqueiras...Vinhos e cervejas especiais acompanham as experiências!

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
Torta 3  mousses
Torta 3 mousses
06/08/2013
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia