
Um teaser publicado no Facebook da “Feirinha Gastronômica” com a frase “A Feirinha quer novos talentos” deixou uma legião de pessoas curiosas. Pioneiro entre os food parks que tomaram conta do Brasil, o projeto organiza um processo seletivo lúdico e aberto ao público em geral, na semana seguinte ao Carnaval (dia 16), no Piknik Faria Lima. Todos aqueles que sempre sonharam em comercializar suas especialidades e quitutes em food trucks e barracas podem concorrer!
O evento será filmado ao vivo e apresentado por Maurício Schuartz, criador da Ferinha, diretor do Piknik e apresentador do programa “Chefs na Rua”, do canal Sony.
Serão três etapas em que a curadoria vai experimentar dezenas de pratos finalizados no local. O melhor ganha uma food bike no valor de R$ 15.000,00 e um mês gratuito para comercializar seu produto na Feirinha Gastronômica. O segundo colocado, leva um mês de participação na Ferinha. O terceiro, ganha 50% de desconto no primeiro mês da Feirinha.
Daniela Narciso, criadora da Ferinha, ao lado de Maurício, diz que serão três etapas para a classificação dos melhores. “Os participantes devem chegar ao local com produtos pré-preparados em casa. A primeira avaliação será feita por uma nutricionista, que vai checar o armazenamento da comida, além da temperatura e higiene.”.
Daniela diz que a ideia é que cada participante leve a sua especialidade. “Queremos ver inovação, conceito e qualidade.”
Após a fase inicial, se classificado a participar do evento propriamente dito, o participante recebe uma senha e um formulário. Entra então na cozinha para a finalização do prato.
Esta etapa deverá ser realizada em dez minutos. “Nesta fase, serão observadas segurança, higiene, técnicas de cozinha e rapidez. Uma pessoa que não tenha rapidez dificilmente conseguirá atender uma média de 400 pessoas, numa barraca, em dia de feirinha”, diz Daniela. A fase será avaliada pela equipe de Vera Araújo, professora de culinária da Anhembi Morumbi, do QG Gastronômico. “Não precisa ser profissional para participar, mas é preciso que o candidato saiba o que está fazendo.”
Na terceira etapa, haverá a análise sensorial do prato. Aqui, o que vale é o sabor, a temperatura, o tamanho da porção, relação custo\benefício, apresentação e embalagem (tudo sob o ponto de vista dos clientes de food parks).
Daniela diz que a ideia do reality show surgiu para resgatar os primórdios da Feirinha Gastronômica, momento em que apareceram expositores que se tornariam famosos, como o confeiteiro Lucas Corazza e dona Vera, da Macaxeira da Nega, que até hoje trabalham em projetos da KQi Produções, que hoje administra o Piknik Faria Lima.
Informações: www.kqi.com.br