Hoje tem início o 4° 'Sardinha Samba e Choro', festival que reúne gastronomia e boa música, promovido pelos restaurantes integrantes do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, em Macaé. Formado em 2010, com apoio do Sebra/RJ, que continua fornecendo consultoria remota ao grupo, o Polo é referência em organização e associativismo no ramo gastronômico. O evento é realizado após o defeso da sardinha, peixe rico em proteína, cálcio e ômega 3.
O festival vai até o dia 20, diariamente, nos restaurantes, com pratos a R$ 10,00. Nos fins de semana (dias 11, 12 e 13 e 18, 19 e 20), o evento vai para a rua, onde serão montados oito estandes na calçada da orla, na praça dos barcos. A expectativa é que o festival receba cerca de 20 mil pessoas, com vendas de até uma tonelada de sardinha. Serão 15 restaurantes servindo pratos variados, onde a sardinha é a base para várias criações exclusivas para o Festival.
No Espaço Cozinha Show acontecerão as aulas de culinária com chefs locais às 19h e 20h, nas sextas-feiras e sábados, e às 11h e 12h, aos domingos. Em seguida, música ao vivo a partir das 21h, sextas e sábados, e 14h aos domingos, com os grupos Coletivo Só Pra Moer e Conversa Comigo e o músico Anthony Brito.
Segundo o presidente do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, Renato Martins, o evento começou com os restaurantes do polo, com apoio do Sebrae/RJ, e foi conquistando parceiros, como a Prefeitura, Todeschini e Só Peixes. “Esperamos que o 'Sardinha Samba e Choro' tenha reconhecimento de valor para a gastronomia e o turismo do município. Os pratos a R$ 10,00 são boa oportunidade para o público poder experimentar vários pratos”, destaca Martins.
Além dos restaurantes dos Cavaleiros, o Polo Macahé Antiga também estará participando do evento com um prato: Quiche Macahé Antiga (quiche de sardinha com molho bechamel e queijo branco).
Programação do espaço Cozinha Show e música ao vivo:
11/03 - sexta-feira: 19h - Chef Bruno Maia; 20h – Chef Danubia Herscovich; 21h – Grupo Coletivo Só pra Moer
12/03 – sábado: 19h – Miriam Barbosa; 20h – Chef Joelma Celestrini; 21h – Grupo Conversa Comigo.
13/03 – domingo: 11h - Chef Renato Martins; 12h – Bartender Flávia Claire; 14h – show com Anthony Brito.
18/03 - sexta-feira: 19h - Chef Virgílio Paixão; 20h – Chef Guilherme Veiga; 21h – Grupo Conversa Comigo.
19/03 – sábado: 19h – Chef Mauro Dias; 20h – Chef Alex Luz; 21h – Grupo Coletivo Só pra Moer.
20/03 – domingo: 11h – Chef Fabiana Pimentel; 12h – Chef Renato Martins; 14h – show com Anthony Brito.
Conheça os pratos especiais elaborados pelos participantes do Festival:
Bem Natural – Chef Raphael Bortoni: Sardinha Arretada (mini tapioca de sardinha desfiada ao molho de tomates frescos, ervas, pimenta do reino e cebola).
Boteco do Bigode – Chef Aecio Lopes: Sardinha ao Cuscuz Português (filé de sardinha empanada na farinha de trigo, frita, com molho de ervas finas, acompanhada de cuscuz português).
Cervejaria Devassa – Chef Jr. Paixão: Sardinha da Rainha (sardinha empanada na cerveja com batata rústica).
Durval Gastronomia – Chef Geraldo Corrêa: Sardinha Picante no Fubá (sardinha frita empanada no fubá acompanhada de creme de maionese picante).
Estação da Praia – Chef Ronaldo Ribeiro: Pasteizinhos de Sardinha (sardinha escabeche desfiada com molho de tomate e azeitona).
Ilhote Sul – Chef Renato Martins: Bruschetta de Sardinha (sardinha na pressão desconstruída, molho sugo, manjericão e fatia de pão).
Kebäl Store – Chef Miriam Barbosa: Sardinha Tropical (sardinha crocante, farofa de banana e vinagrete).
Lucca Ristorante – Chef Luciano Borboleta: Capelete Pomodoro (capelete com massa fresca recheada de sardinha ao molho sugo e queijo grana padano).
Parada do Chopp – Chefs Irineu e Arilson: Sardinha Napolitana (sardinha assada com beringela, pimentão, abobrinha, limão, cebola, alho e azeite).
Picanha do Zé – Chef Valeria Monteiro: Bolinho dos Cavalheiros (bolinho de sardinha frito com molho de limão siciliano).
Sancho Panza – Chef Alex Luz: Taco Hawaiano (vinagrete de abacaxi com escabeche de sardinha e especiarias, dentro de um verdadeiro taco mexicano).
Seu Adonias – Chef Renato Martins: Sardinha ao Pescador (sardinha na brasa, tomilho, limão, alho, azeite, sal e pimenta do reino).
Sueste – Chef Mauricio Mendes: Sardinha Hippie (sardinhas com tomate pelado, azeite, especiarias e parmesão, sobre massa de pizza alta integral)
Umami Tapas Bar – Chef Danubia Gerscovich: Emparedados de Sardinha (chips crocante com rillette de sardinha,gengibre e páprica picante).
Unuz Gastronomia – Chef Bruno Maia: Gnocchi e Sardinha (gnocchi de semolina com molho rústico de tomate e sardinha).