Comida di Buteco chega à quinta edição em São Paulo e pela primeira vez elege o melhor boteco do Brasil
O Comida di Buteco tem promovido ao longo dos seus 16 anos de existência uma verdadeira transformação na vida dos proprietários dos estabelecimentos participantes. Para dar sequência a essa história de sucesso e transformação, público e júri irão visitar os concorrentes e avaliá-los em 4 quesitos: o petisco (item responsável por 70% da nota), a higiene do local ( 10% do peso ) , o atendimento( 10% ) e a temperatura da bebida (10% ), dando notas que vão de 1 a 10. O voto do júri vale 50%; o do público, também 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos em todas as 20 cidades que participam do Comida di Buteco.
A grande novidade
A partir dessa edição acontecerá pela primeira vez a ELEIÇÃO NACIONAL DO MELHOR BOTECO DO BRASIL. Em junho, finalizadas todas as premiações regionais, um comitê de jurados vai conhecer os vencedores de cada uma das 20 cidades, dará suas notas e, dessa forma, será eleito o melhor boteco do país. Agora o voto de cada pessoa e cada jurado, passa a ter importância ainda maior. O melhor da cidade vai concorrer ao título de melhor boteco do Brasil. Por isso foi dada a opção do tema do petisco ser livre, para que cada participante possa demonstrar o seu melhor.
Vale ressaltar que só são convidados para a disputa estabelecimentos cujos donos estão à frente no dia a dia do negócio, ou seja, botecos com ‘a cara’ e a identidade do proprietário. Não são admitidos estabelecimentos ligados a redes ou franquias. Critério válido para todo o país. Ao todo, 500 botecos competem nas 20 cidades.
A transformação de vidas é um grande tempero do concurso
Pelo seu formato que envolve o público e gera uma visitação intensa nos estabelecimentos concorrentes, o Comida di Buteco vem se consolidando ano a ano como uma das mais importantes plataformas de transformação social no segmento. Tem contribuído para a manutenção desses pequenos comércios num mercado tão concorrido e vulnerável. Em muitos casos é capaz de mudar a vida de seus proprietários. Só para se ter ideia dessa performance, vejam alguns dos indicadores da edição 2015:
• VOTOS: 430 MIL
• CADEIA DE VALOR: 110 MILHÕES
• EMPREGOS GERADOS: 4.600 MIL
• MÍDIA ESPONTÂNEA: 50 MILHÕES
• PESSOAS IMPACTADAS DIRETAMENTE NOS BUTECOS: + de 4 MILHÕES
Em São Paulo a história do grande vencedor do ano passado revela como o concurso muda a vida das pessoas. Valton Francisco Ribeiro (Valtinho), um dos proprietários do Famoso Bar do Justo, participa do evento desde a segunda edição. "Uma das melhores coisas que fiz na vida foi decidir participar do Comida di Buteco. Trabalho hoje por prazer, não por obrigação. Aprendi a zelar pelo meu negócio e, ao mesmo tempo, tratar os clientes com o mesmo cuidado. Quase dobramos o nosso espaço físico e o mesmo ocorreu com o faturamento. Aos finais de semana, comparando com o que ganhávamos antes do Comida di Buteco, dá para dizer que aumentamos em quase cem por cento os nossos rendimentos", comemora Valtinho.
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa e apostam no concurso como plataforma de desenvolvimento de suas marcas. Em São Paulo o Comida di Buteco conta com a participação das seguintes empresas: Cerveja Oficial Amstel, apresentação Ceratti , patrocínio : Elma Chips, Trident, Philadelphia,Tabasco, Filtros Europa, Chandon, Get Net e Mastercard.