O Enoturismo está crescendo em Portugal, especialmente na região do Vinho Verde. Recentemente, os principais produtores de Vinho Verde têm renovado suas vinícolas e consequência disso, tem adicionado a suas acomodações hotéis de luxo, e spas, com quartos para acomodar turistas apreciadores de vinhos, ou casais para lua de mel e exploradores. Essas vinícolas estão localizadas em toda a exuberante paisagem de Vinho Verde, um pouco mais próximo ou menos uma hora da cidade do porto.
A Região do Vinho Verde é um vinho muito importante em Portugal. Está localizado na costa oeste da Península Ibérica, no norte de Portugal, em frente do Oceano Atlântico, e é conhecido principalmente por seus excepcionais vinhos brancos, e também por produz pequenas quantidades de tinto, rosés e espumantes.
Um dos principais e mais modernos pontos turísticos da Região é o novo hotel & spa - boutique da Quinta da Lixa, o Monverde - Wine Experience Hotel, localizado em Amarante, que oferece acomodações de luxo no meio dos vinhedos, tratamentos de spa, um restaurante vínico e degustações de vinhos. Os hóspedes podem ainda fazer seu próprio vinho.
Soalheiro é um dos mais prestigiados produtores da região. João Cerdeira plantou a primeira vinha de Alvarinho em 1974 e engarrafou o primeiro Vinho Alvarinho em 1982. A vinícola recentemente terminou suas obras e renovações na propriedade, adicionando uma bela sala de degustação com nova vista para as vinhas. Os visitantes podem desfrutar de uma degustação de vinhos harmonizados com deliciosos enchidos e presunto de porco de outra propriedade vizinha e pertencente à família Cerdeira: a Quinta de Folga.
A Quinta da Calçada / Adega do Salvador produz vinhos de alta qualidade e possui uma das mais antigas vinhas da Região. Pertence ao mesmo grupo da vinícola o Hotel Casa da Calçada, Relais & Chateaux no qual pode desfrutar do Restaurante Largo Paço, que possui uma estrela no Guia Michelin. Os visitantes podem optar por ficar na alojados na Casa da Calçada e visitar as vinhas velhas da vinícola mesmo atrás do hotel.
Quinta da Aveleda, uma das mais emblemáticas vinícolas do Vinho Verde, parece saída de um conto de fadas. Seu jardins — apresentam árvores exóticas, lagos, esculturas, pavões e cabras que habitam uma minúscula casinha— são quase tão famosos quanto seus vinhos, como o Casal Garcia. Os hóspedes podem agendar uma visita, bem como uma prova de vinhos e almoço na propriedade.
Para uma experiência de alojamento distinto, a opção fica por conta da Pousada Viana do Castelo, lá se acumula a história e vistas deslumbrantes sobre o mar. Este hotel faz parte de um grupo de hotéis históricos de Portugal.
Embora muitas adegas do Vinho Verde estejam abertas ao público, a maioria exige agendamento de visitas, degustações, tratamentos de spa e acomodações durante a noite, que geralmente podem ser organizadas através do site das vinícolas.
No site da Rota dos Vinhos Verdes os interessaods podem encontrar várias sugestões e rotas temáticas para explorar.