O livro “Dicionário de Gastronomia”, de Myrna Corrêa, possui 552 páginas e aproximadamente 9 mil termos técnicos da gastronomia. Segundo Myrna, sua pesquisa durou seis anos. “A língua da culinária passa pelo francês. Temos termos adaptados, mas muitas coisas não dá pra entender, como mise en place. A expressão significa diversas operações, como picar, preparar, separar, entre outros”, explica.
Dicionário de Gastronomia (R$99,90), da Matrix Editora, traz conceitos, técnicas, ingredientes, personalidades, utensílios, técnicas e termos utilizados no cotidiano do universo gastronômico.
Ao citar a origem de tópicos importantes, personagens ilustres, técnicas e utensílios, a autora destaca de forma didática o contexto histórico, geográfico e a evolução de cada item ao longo do tempo. As diferenças regionais de nomenclatura dos ingredientes também são assinaladas, o que contribui para a compreensão da culinária de cada local.
Sobre a autora
Myrna Correa é formada em Desenho e Plástica pela Fundação Armando Álvares Penteado e tecnóloga em Gastronomia pelo IESB – Instituto de Educação Superior de Brasília, cidade na qual reside atualmente. Morou na Alemanha e na Argélia, país este onde nasceu seu interesse pela arte culinária.
Já teve aulas com renomados chefs como Lucianno Boseggia e Roberta Sudbrack e fez curso na Escola de Artes Culinárias Laurent, presidida pelo Chef Laurent Suaudeau.