Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
São Paulo recebe a 5ª edição da Mostra Internacional de Cutelaria
17/05/2017

Aberto ao público, evento reúne os principais nomes da fabricação de facas, espadas e todos os tipos de lâminas no Brasil e traz expoentes internacionais para apresentar o melhor do universo da cutelaria. Visitantes poderão participar de workshop de defesa com lâminas, demonstração de forja de lâminas e competição de corte.

Consideradas um utensílio essencial para a evolução do ser humano e transformação da sociedade, as facas estão presentes em diversas situações do nosso dia a dia. A arte milenar da cutelaria – confecção de instrumentos de corte, reconhecida como uma das mais antigas expressões artísticas praticadas pelo homem – permitiu a criação de instrumentos de corte em variados materiais e formatos, que atendem a inúmeros propósitos, desde a sobrevivência até a gastronomia.

Com o intuito de apresentar e disseminar a tradição e história em torno dessa arte, acontecerá em São Paulo a V Mostra Internacional de Cutelaria, nos dias 20 e 21 de maio no Centro de Exposições Frei Caneca.

No evento, renomados artesãos nacionais e internacionais se reunirão para apresentar seus principais trabalhos, os quais também poderão ser comercializados, assim como trocar experiências sobre diferentes técnicas nas atividades e palestras programadas para os dois dias da feira. Entre as principais atrações, destaque para as demonstrações de forja e os workshops de defesa pessoal e utilização de lâminas, dos quais todos os visitantes poderão participar mediante inscrição prévia no site da organização do evento.

Nesta edição está confirmada a presença de importantes nomes do cenário nacional da cutelaria artesanal e industrial como Ricardo Villar e Dionatam Franco, além dos  mestres cuteleiros internacionais: Andrew Meers, americano, atualmente artista residente do Centro de Artesanato Appalachian; e Zaza Revishvili, georgiano erradicado nos EUA, especialista na confecção de facas, joias e outros itens de arte para a realeza e elite mundial – algumas de suas obras fazem parte do acervo permanente do Kremlim Armory, em Moscou.

Segundo Roger Glasser, organizador da Mostra Internacional de Cutelaria, os brasileiros estão cada vez mais interessados pelo universo da cutelaria e aprendendo a diferenciar, entre os diversos tipos de facas, as mais indicadas para cada necessidade. ‘”Temos muitas questões culturais e artísticas por trás da história de cada tipo de faca, mas, além disso, os materiais, design e a maneira como são fabricadas são determinantes para sua indicação de uso, visando o melhor proveito e eficiência”, explica, atentando para o fato de que o Brasil tem uma das mais proeminentes indústrias cuteleiras do mundo.

Aberto ao público, o evento proporciona também a troca de experiências entre artistas e visitantes, que poderão desfrutar de um intercâmbio de culturas e histórias relacionadas a este rico universo.

 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia