Sob regência de Mônica Giardini, grupo recebe músicos da OSESP em apresentação no dia 26 de maio, sábado, às 20h30, na Sala Acrísio de Camargo, em Indaiatuba
A Banda Sinfônica Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, escola do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, recebe três músicos da OSESP para concerto no dia 26, sábado, às 20h30, na Sala Acrísio de Camargo, em Indaiatuba. Sob regência de Mônica Giardini, a apresentação é uma homenagem aos aniversários de nascimento dos compositores franceses Jean Françaix (100 anos) e Claude Debussy (150 anos).
O trio de cordas composto por Matthew Thorpe (violino), Maria Angélica Cameron (viola) e Maria Luísa Cameron (violoncelo) se une aos jovens da Banda Sinfônica Jovem, formada predominantemente por instrumentistas de sopro. “A ideia foi justamente promover esse interessante encontro entre o sopro e solistas de cordas”, explica a maestrina Mônica Giardini.
O concerto abre com Concertino Op. 94, que Dmitri Chostakóvitch compôs em 1954 para seu filho Maksim. Em seguida, o grupo interpreta En Blanc et Noir, de Claude Debussy, obra composta em 1915 que joga constantemente com o contraste entre as teclas brancas e pretas do instrumento.
Completa o programa Divertimento para Trio de Cordas e Sopros, de Jean Françaix, peça que se caracteriza por sua riqueza melódica, graça e espontaneidade.
Programa
Dmitri Chostakóvitch - Concertino Op. 94
Transcr. João Victor Bota
Claude Debussy - En Blanc et Noir
Transcr. João Victor Bota
Jean Françaix - Divertimento para Trio de Cordas e Sopros