Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Diversão saudável nos quitutes tradicionais das Festas Juninas
14/06/2012

 

Os saborosos quitutes de Festa Junina podem ser benéficos para a saúde se consumidos com moderação. “Apesar dos benefícios dos ingredientes usados nos doces típicos desta data, vale ressaltar que são calóricos e possuem grande quantidade de açúcares e gorduras, por isso a ingestão deve ser moderada” afirma Flávia Morais, coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde.

Quem tem intolerância alimentar também pode festejar. Basta substituir nas sobremesas alguns ingredientes - inserir opções sem açúcar para os diabéticos, trocar os ingredientes à base de leite por soja para os intolerantes à lactose e substituir o glúten nos preparos para celíacos. Para quem quer controlar as calorias ingeridas, a dica é usar ingredientes com menos gorduras e açúcar.

Conheça os benefícios dos alimentos que compõem os pratos típicos destas celebrações:

Amendoim torrado/ paçoca - O amendoim é uma semente oleaginosa, rica em nutrientes antioxidantes e em ácidos graxos poliinsaturados que atuam na proteção contra doenças cardiovasculares, já que diminuem os níveis sanguíneos de colesterol e triglicérides. A opção coberta com açúcar deve ser consumida sem excessos.

Pinhão cozido - Este alimento contém vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas. É fonte de ômega 6 e ômega 9, que auxiliam no controle do colesterol sanguíneo. Mas deve ser consumido com moderação, já que é rico em carboidratos, o que o torna rico em calorias.

Bolo de fubá/ Broa/ Curau/ Milho cozido -  Todos feitos com milho, um alimento saudável, rico em carboidratos, vitaminas do complexo B e E, além de fósforo e potássio. Além de energia, fornecem antioxidantes e nutrientes importantes para a saúde óssea.

Batata-doce assada - A batata-doce também é fonte de carboidratos, portanto, fonte de energia, além de ser rica em vitamina C. Tem ainda betacaroteno, um antioxidante que auxilia no combate ao câncer e estimula o sistema imunológico. Suas fibras melhoram a digestão e atuam contra o colesterol.  O doce de batata doce pode ser consumido, porém com moderação.

Doce de abóbora - A abóbora possui alto teor de fibras, boa quantidade de vitamina C e potássio, além de ser uma rica fonte de betacaroteno - um precursor da vitamina A, potente antioxidante que auxilia na prevenção do câncer e protege a pele do envelhecimento precoce.

Arroz doce - Rico em carboidrato, o arroz é uma ótima fonte de energia. Possui proteínas e vitaminas do complexo B, que participam de várias reações em nosso organismo. Aumenta a energia e a disposição. Para os intolerantes à lactose, o leite do preparo pode ser substituído por bebidas vegetais, como bebida de arroz ou de soja. Os diabéticos podem preparar a receita com adoçante para forno e fogão.

Canjica - A canjica é fonte de carboidratos, nutrientes responsáveis por fornecer energia ao organismo. O leite de coco possui traços de selênio e vitamina E, nutrientes antioxidantes.

Ao escolher as bebidas, opte pelo quentão ou vinho quente sem álcool, para aproveitar os benefícios do gengibre e da canela, evitando os efeitos colaterais do consumo alcoólico.

Dicas do Mundo Verde

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
Suco de milho
Suco de milho
29/06/2013
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia