Assaltos a bares e restaurantes têm acontecido com maior frequência nos últimos meses e tirado a tranquilidade de proprietários e clientes. Acabam chamando a atenção da criminalidade, por serem locais vulneráveis e acessíveis. A segurança pública, entretanto, pouco pode fazer pelos estabelecimentos privados, por ter apenas a responsabilidade de zelar pela segurança do espaço público.
Por conta disso, e para que possam funcionar normalmente, bares e restaurantes precisam pensar na segurança de seus estabelecimentos como mais um elemento para garantir conforto aos seus clientes. “Sabemos que é impossível impedir uma ocorrência criminosa em sua totalidade, mas se houver um planejamento com o emprego de recursos preventivos, as chances diminuem, pois os criminosos sempre vão optar pelos locais mais fáceis”, explica o presidente do Sesvesp (Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de São Paulo), José Adir Loiola.
Acompanhe algumas recomendações:
1- Se optar por contratar um serviço especializado em segurança, busque empresas idôneas, aprovadas pela polícia federal, que em geral são associadas ao sindicato do setor: www.sesvesp.com.br;
2- Convém reunir os demais estabelecimentos da mesma rua, para elaborar uma estratégia comum e integrar a segurança num plano mútuo;
3- É importante propiciar comunicação entre manobristas e os Agentes de Segurança das proximidades, por rádio ou contato visual;
4- Forneça controles remotos, com “botão de pânico” aos seguranças e manobristas. Uma vez apertado, eles podem sinalizar do lado externo algo anormal do lado interno ou comunicar essa anormalidade diretamente às empresas de segurança ou à polícia. Em alguns casos, quando convém, preservada a integridade dos clientes, possibilitam o fechamento de portas, disparo de alarmes, acendimento de luzes e etc.;
5- Observe e ensine funcionários a reconhecer movimentos suspeitos na rua. Na dúvida avise a polícia;
6- Treine seus seguranças e mesmo os manobristas para essa finalidade e sobre o que podem fazer em caso de emergência;
7- Se suspeitar que alguém internamente esteja mancomunado ou se comunicando com delinquentes, passando informações, avise sigilosamente a polícia;
8- Disponha de câmaras de monitoramento externamente e se possível, respeitada a intimidade dos clientes, internamente.
9- Delinquentes também se passam por funcionários uniformizados de empresa de serviço público ou particular. Seja cauteloso e peça sempre a identificação;
10- Avalie os antecedentes dos funcionários que contratar;
11- Se invadido o estabelecimento, mantenha a calma, peça calma aos funcionários, clientes e se for o caso, mesmo aos delinqüentes. Movimente-se devagar e discretamente, com voz baixa e não olhe diretamente para o assaltante. Responda somente o que lhe for perguntado, evite negar o que lhe for pedido e não tente fugir ou reagir, em especial se tiver clientes e funcionários próximos;
12- Ensine os funcionários a agir da mesma forma, faça um bate papo a cada três meses, lembrando o que se deve fazer nas diversas possibilidades com que pode ocorrer um ataque externo;
13- Comunique a polícia imediatamente após a saída dos delinquentes, procure anotar a placa e o tipo do carro usado, forneça à polícia o maior número de informações possíveis;
14- Coloque luzes externas fortes e focadas para a porta de entrada;
15- Tenha sempre em mãos, e em vários lugares, telefones úteis como da polícia militar e civil, bombeiro, pronto socorro e forneça o endereço da delegacia mais próxima aos clientes para que façam o boletim de ocorrência;
16- Não coloque o caixa do restaurante próximo da porta e não acumule dinheiro no caixa ou escritório;
17- Nunca deixe veículos com chave no contato nas proximidades da porta ou rota de fuga dos meliantes.