Bacalhau do ártico (boreogadus saida) – encontrado com facilidade na Rússia, é comercializado em filés com carne branca, fica bom para fritar ou assar.
Bacalhau do atlântico (gadus morhua) – Um dos mais nobres, também conhecido como o legítimo, tem sua carne branca e carnuda, com sabor mais leve pode ser assado ou cozido.
Bacalhau do pacifico (gadus macrocephalus) - Um tipo de bacalhau bastante popular, possui manchas mais escuras, com a barriga mais clara e sabor intenso é ideal para grelhar, fritar e cozido. Encontrado no Pacífico, EUA, China, Japão, Canadá e na Coréia.
Bacalhau site (pollachius virens) – é pecado no Atlântico norte dos EUA e Europa, mais comum e barato, tem uma coloração mais escura que clareia durante o cozimento, muito saboroso, é indicado para pratos acentuados como cozidos e ensopados.
Bacalhau fanecão (trisopterus minutus capelanus) – comum em parte do Atlântico e do Mediterrâneo, de porte pequeno, é branco, tenro e de carne magra, libera seu sabor quando frito, assado e cozido a vapor.
Combinação de temperos com o bacalhau – manteiga, azeite, salsa, limão siciliano, louro, tomates, azeitonas preta, especialmente a portuguesa, alcaparras e alho.