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Loiras, Ruivas e Morenas do Brasil: opções e consumo de cervejas premium se multiplicam no país
18/07/2012


O mercado brasileiro de cervejas já não é mais o mesmo. O cenário mudou muito em poucos anos, para melhor. Um breve passar de olhos pelas prateleiras e você poderá notar: a tradicional bebida loira deixou de ser ofertada em apenas meia dúzia de rótulos e cedeu espaço às ruivas e morenas, multiplicando-se em centenas de opções, numa profusão de cores e sabores.

O crescimento é fruto da chegada e consolidação de marcas premium internacionais e investimento das cervejarias nacionais no lançamento de diferentes tipos e formatos da bebida, somado ao aumento do poder aquisitivo da população brasileira e à mudança da percepção desse público diante da diversidade de itens.

Os brasileiros têm recebido as novidades de braços abertos e, estimulados, os fabricantes correspondem às expectativas: só nos últimos cinco anos centenas de novos rótulos premium aportaram nas prateleiras do país. E o movimento não deve parar por aí: a expectativa dos profissionais do setor é dobrar as vendas de produtos premium dentro de dez anos.

Nesse cenário, consolida-se um novo tipo de profissional, o Sommelier de Cervejas,  pessoa preparada para conhecer e reconhecer escolas cervejeiras, estilos, aromas, fragrâncias e tem um grande leque de opções em sua atuação como em micro, médias e grandes cervejarias, importadoras, distribuidoras, varejos, lojas especializadas, sites de vendas, entre outras muitas oportunidades que o próprio mercado vem criando em consequência da explosão da demanda e expansão de oportunidades. Na prática, o sommelier de cervejas pode confeccionar cartas cervejas, sugerir harmonizações,  promover eventos e um dos pontos mais importantes, divulgar com credibilidade a cultura cervejeira, em nome de um ou mais estabelecimentos.

Trata-se de um profissional preparado para conhecer e transmitir informações sobre a história da cerveja, técnicas de degustação, matérias-primas e processo de malteação, Legislação brasileira, Processo de fabricação de cervejas, Famílias de cervejas, Estilos alemães, checos, ingleses, belgas e americanos, Chope, Glassware e serviço, Análise sensorial, Defeitos sensoriais (teórico /prático), Técnicas de harmonização (teórica/ prática), Carta de cervejas, Curiosidades e estatísticas, Cerveja e saúde, Concursos de cervejas, Coquetelaria com cerveja, Mercado de cervejas e Marketing de cervejas. Ou seja, não basta a ocupação de um posto. É muito mais do que isso.

E os estabelecimentos e profissionais atentos à tendência podem se preparar para entrar nesse filão sem sair do Brasil – o que é melhor para todos. Através da capacitação e conhecimento do produto e do mercado é que a Cultura Cervejeira será ampliada e disseminada a todos os seus públicos.

*Tulio Rodrigues é sócio diretor da WTrends, inteligência de marketing e capacitação para o mercado de bebidas, com especialização no universo da cerveja.


 

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