Inspirado livremente no conto “A incrível e triste história da Cândida Erêndira e sua avó desalmada”, de Gabriel Garcia Márquez, o espetáculo teatral “Erêndira”, com direção de Sâmia Bittencourt, será apresentado pela Companhia CLE – Circo Lúdico Experimental, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, nos próximos dias 25 e 26 (quarta e quinta-feira), às 15h e 18h. Classificação Indicativa: 12 anos. Grátis.
O espetáculo “Erêndira” tem como ponto de partida as imagens e sensações que marcam o texto do autor Gabriel Garcia Márquez, norteando a pesquisa de movimento e a composição sonora do espetáculo.
Uma fila de homens se forma na secura do deserto, a tenda mais uma vez está armada e a menina vende seu corpo para pagar à avó o prejuízo. “Isso não é vida sem Erêndira”, o letreiro anuncia. Desde que o vento da sua desgraça desfez em cinzas a grande mansão, foi essa a sina da pobre pequena.
Lavar, passar, cozinhar, aguar as flores desérticas, lustrar e polir. Ações que viraram focos de pulsação inicial de um processo de pesquisa em que a dramaturgia corporal para a cena busca uma qualidade de movimento que diz respeito ao tônus do corpo do acrobata, improviso contornado pelas linhas do realismo fantástico de Gabriel Garcia Márquez. Artista e público comungam do mesmo espaço, preenchendo lacunas, propondo aproximação, intimidade.
Improviso é onde se tem algo que permita enxergar pequenos focos de pulsação, rigor. Ter habilidade do que pulsa para se tornar dramaturgia, aliando técnica e estética a uma escrita elástica, híbrida que caracteriza o novo circo. O tema proposto pelo autor colombiano vira uma denúncia anônima e poética no que diz respeito à exploração sexual de crianças e adolescentes em nossa cidade.
A música dá o tom lírico, acompanha a trajetória de Erêndira, desde que chegara o vento de sua desgraça desfazendo em cinza a grande mansão. Paga com o corpo. A dívida foi a infância perdida deserto à fora.
Serviço
Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza
(rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108,
dias 25 e 26 /07 (quarta e quinta-feira), às 15h e 18h.
Classificação Indicativa: 12 anos.
Entrada: Gratuita.