O IV Festival Gastronômico de Campinas começa hoje em Campinas e mais sete cidades da região. Até 12 de agosto os habitantes e visitantes poderão conferir as delícias de um cardápio criado especialmente para o evento que, este ano, celebra a culinária portuguesa, também nas cidades de Holambra, Indaiatuba, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
É a maior edição do festival desde sua criação em 2009, quando 29 restaurantes aderiram à promoção. O evento é promovido pelo Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Campinas. “É uma grande satisfação constatarmos o interesse crescente pelo Festival, não só em Campinas como em toda a região”, salienta Sérgio Bicca, presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau
O Festival movimentará os restaurantes durante toda a semana, dentro dos horários de funcionamento de cada estabelecimento. O evento assumiu este formato em 2011, possibilitando que seu visitantes voltassem aos restaurantes durante a semana, ao invés de somente quinta a domingo, como ocorria inicialmente. “Este modelo encontrou grande receptividade dos restaurantes e clientes”, explica Bicca. A proposta, é que cada restaurante ofereça um menu confiance, com entrada, prato principal e sobremesa, sob inspiração da culinária portuguesa.
HISTÓRIA - Em 2009, na criação do Festival, o tema foi a Culinária Francesa (em homenagem ao Ano da França no Brasil), com 28 restaurantes participantes. Na segunda edição, em 2010, Campinas homenageou a Culinária Paulista, e 40 restaurantes aderiram à proposta. Em 2011, a Cozinha Italiana foi homenageada e registrou-se a participação de 51 estabelecimentos.
OBJETIVOS – O Festival Gastronômico de Campinas foi criado para fomentar o turismo gastronômico e de lazer; divulgar Campinas como centro de gastronomia regional, prestigiar os clientes tradicionais dos restaurantes participantes, estimular clientes não frequentes a retornar aos restaurantes, motivar a frequência de novos clientes aos restaurantes, aumentar a visibilidade dos restaurantes participantes, gerar novos negócios, contribuir, por meio do associativismo, para o desenvolvimento da área de aliment os e bebidas em Campinas e região, dotar a cidade de um calendário diferenciado, com ações perenes, que se torne destaque no cenário turístico nacional, como referência de atração turística, aumento em 10% do consumo na rede gastronômica; aumento da ocupação hoteleira, em 5% durante todo o período do Festival Gastronômico, indução do desenvolvimento da alta gastronomia para formação de novos chef’s.
Lançamento
O lançamento do festival aconteceu ontem (18/07), na Sociedade Hípica de Campinas, autoridades, proprietários dos restaurantes participantes e convidados marcaram presença. Com o tema Culinária Portuguesa, todos puderam assisitir apresentações de danças típicas e gaita-de-foles, além de saborear um delicioso menu preparado pelo chef Francisco Carlos Ungaretti, com entradas (cestinhas com creme de alcachofra e presunto parma, tortelete de nata com calabresa, entre outros), prato principal (salada Lisboeta, legumes à lagareira, arroz com amêndoas crocantes e o bacalhau Zé do Pipo), sobremesa (panacota de coco com creme de manga) e na saida pastel de belém e pastel de santa clara, tudo servido com prosecco e o tradicional vinho lusitado (Perequita).
SERVIÇO
IV FESTIVAL GASTRONÔMICO DE CAMPINAS
19 de julho a 12 de agosto
56 restaurantes participantes
Campinas, Holambra, Indaiatuba, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo
RESTAURANTES
-
Almanaque Café
-
Bar do Marcelino
-
Baracat Restaurante
-
Big Jack Hamburgueria (três unidades: Cambuí, Chapadão e Dom Pedro)
-
Bonelli Restaurante
-
Brou'né
-
Café e Arte
-
Cantina Fellini
-
Casa de Maria Bistrô
-
Casa Guanabara
-
Cayena Bistrô
-
Conte Restaurante
-
Corina Gastronomia
-
Eden Bar e Restaurante
-
Empório Santa Terezinha
-
Emporium do Bacalhau
-
Estação Marupiara
-
Fiducia Pizzaria
-
Forneria San Pietro
-
Gallo Nero Ristorante
-
Grainne's Irish Pub
-
Idalvos Restaurante
-
Joe & Leo's Family Restaurant
-
La Pasta Gialla
-
L'Alouette
-
Lellis Trattoria
-
Loren Gourmet
-
Olivetto Restaurante e Enoteca
-
Restaurante Ca Di' Mattone
-
Restaurante Théo Medeiros
-
Spago' s Restaurante
-
Spice Restaurante
-
Strognoff Restaurante
-
Tonico`s Boteco
-
Uva Bar
-
Velho Valentin
-
Vila Paraíso
RESTAURANTES DE HOTEL
-
Del Jardin - Hotel Tryp Campinas
-
Esquinica Cozinha Ibérica - Vitória Hotel Campinas
-
La Palette Bistrô - Royal Palm Plaza - Resort Campinas
-
O Maestro Restaurante - Hotel Premium Norte
-
Ópera Morena - Mercure Hotel Campinas
-
Restaurante Garibaldi - Vitória Hotel Residence New Port
-
Restaurante Matisse - Royal Palm Residence
-
Restaurante Park Tower – Park Tower Hotel Residence
-
Restaurante Sol Inn Barão Geraldo - Hotel Sol Inn B. Geraldo
RESTAURANTES CONVIDADOS
-
Holambra - Bar e Restaurante Vila de São Paulo
-
Indaiatuba - Le Triskell Bistrô
-
Jaguariúna - Bar da Praia Restaurante
-
Santo Antônio de Posse - Bambu Bar e Restaurante
-
Sumaré - Choppódromo
-
Valinhos - Babbo Giovanni Pizzaria e Ristorante Laura e Francesco
-
Vinhedo - Mestrino Ristorante
-
Holambra - Bar e Restaurante Vila de São Paulo