
O XII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros começou no dia 20 de julho, realizado pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e patrocinado pela Petrobras e Eletrobras Eletronorte, além de outros parceiros. Só no primeiro final de semana, seis mil pessoas participaram da programação, sendo que a estimativa dos organizadores é de que trinta mil visitantes passem pelo local até o seu encerramento.
O evento busca ampliar o conceito de cultura, mostrando ser possível, por meio dela, que povos tradicionais tenham uma opção a mais de geração de trabalho e renda.
A valorização do patrimônio imaterial da região, a criação de políticas públicas que resguardem as manifestações artísticas locais, políticas públicas para a área de patrimônio imaterial, identidade, sustentabilidade e economia criativa são também abordados.
A programação é composta pelo Encontro das Lideranças Quilombolas de Goiás, Diálogo Intercultural da Água, Aldeia Multiétnica, espetáculos, vivências, rodas de prosa e de capoeira, mostras de filmes, oficinas e feira de produtos do Cerrado, que acontecem simultaneamente, movimentando o povoado.
