Ficou com água na boca com as sugestões de receitas do Gastrovia? Que tal aliarmos estas delicias ao comportamento à mesa? Não, não sobre a mesa do escritório, se é organizada, ou o que tem sobre ela. É sobre a mesa que fazemos uso para degustar nossas refeições, quer seja em casa em casa dos amigos ou em um restaurante. Hoje é comum para otimizar o tempo utilizarmos o horário de almoço também para convidar nossos clientes e assim conversarmos sobre a empresa e negócios.
Uma mesa bem arrumada, onde os talheres, copos e guardanapos estão no seu devido lugar traz tranquilidade para qualquer refeição. Por quê? Porque se colocados na ordem certa já nos dá a sequencia de utilização dos mesmos. Para não errar vamos ajudá-lo (a) visualizar os talheres colocados à mesa para que em qualquer evento em que esteja, possa curtir o momento com elegância e destreza.
Então vamos lá!
A colocação de alguns utensílios vai depender do cardápio que vamos ter nesta refeição.
Portanto:
-
Se for uma refeição simples onde terá uma salada e um único prato quente, podemos ter um talher (faca/garfo) que pode ser de sobremesa ou grande (igual ao do prato quente) para a salada e um garfo e faca grande para o prato quente. No caso, em um restaurante, o garçom retira o prato da salada que já foi servida junto com os talheres que foram usados e coloca a sua frente um prato limpo. Os talheres para o prato quente permaneceram à mesa. Esta é a 1ª opção para este cardápio.
-
A 2ª, mais prática, é ter somente os talheres grandes (1 garfo e 1 faca) para toda a refeição. Terminada a salada você os deixa fora do prato sobre a mesa ou apoiados no pratinho de pão que estará a sua esquerda (memorize... à esquerda, para não pegar o pão do vizinho da sua direita). Quando for servido o prato quente resgate os mesmos talheres que você utilizou para a salada.
-
Os talheres são utilizados de dentro para fora tendo como referencia o prato, quer seja em uma refeição simples, ou à Francesa com mais talheres e, em algumas ocasiões (conforme cardápio), serão inseridos os talheres de peixe. Conferindo a ordem de colocação para o uso de três tipos diferente de pratos, teremos também os três diferentes talheres. Assim: 1º o da salada, portanto o mais distante do prato, 2º o do peixe (no meio) e o 3º mais próximo do prato, o da carne ou aves, o prato principal.
-
Os copos estão à sua frente ou à direita. Não se esqueça de enxugar os lábios antes e após sorver o líquido para não deixar “a marca do zorro” no copo (com a gordura dos lábios e no caso das mulheres também, com o batom).
-
No caso dos talheres de sobremesa quando colocados à mesa estarão sempre acima do prato à nossa frente. A maneira didática é quando estão dispostos na horizontal: o garfo com o cabo voltado para a esquerda, acima dele a faca com o cabo para a direita, e abaixo do garfo a colher também com o cabo para a direita. Percebeu o porquê da direção dos cabos dos talheres? A lógica facilita; os cabos estão voltados para a mão que vamos pegar cada um. Simples não é? E não há como esquecer.
Estas são as regras básicas de colocação de talheres à mesa. Mas o comportamento à mesa não se restringe ao manuseio dos talheres. Envolve: falar baixo, agradecer sempre ao garçom quando este lhe servir, mastigar com a boca fechada, manter somente o antebraço apoiado à mesa, mas... com os cotovelos para fora. Envolve também: evitar bebidas alcoólicas em almoço de negócios, não abusar do álcool em qualquer que seja o evento para evitar transtornos futuros, e principalmente, se dirigir após o mesmo.
No mais, curtam o momento e saboreiem com classe os alimentos!
Para visualizar uma mesa posta, confira no croqui que idealizamos no livro “Respeito é bom e todo mundo gosta” – Ed. Paulinas 2011.
Adélia Ribeiro, Liana Artissian, Ruth Cronemberger