Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Museu de Tupã-SP comemora Dia Internacional dos Povos Indígenas com programação especial
06/08/2012

Em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, 9 de agosto,  o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, administrada em convênio com a ACAM Portinari, preparou uma semana inteira com programações especiais. Entre as atividades, que acontecerão de 8 a 11 de agosto, estão incluídas exposição temática, debates, oficinas, apresentação musical, feira de artesanato e culinária.

A Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas lembrará os 100 anos da “pacificação” dos Kaingang no oeste do Estado São Paulo. A atividade tem como objetivo ampliar as reflexões sobre os assuntos indígenas na atualidade, além de aproximar a comunidade tupãense e de outros municípios da cultura indígena, em especial dos habitantes das terras indígenas (TI) Vanuíre e Icatu, povos de origem Kaingang, Krenak e Terena.

No primeiro dia, 8 de agosto,  o projeto “Museu e Escola Indígena” contará com a presença especial de Josué Carvalho, pesquisador do Observatório de Educação Indígena da Universidade Federal de Minas Gerais, e Sandra Maria Christiani de La Torre Lacerda Campos (MAE/USP). Nos dias 9 e 10 de agosto, serão apresentadas mesas de debates e oficinas com os temas “Museu: Processos de Musealização e Participação Indígena”, “Museu e exposição: o indígena e as narrativas” e “Musealização participativa em Gestão de Museus”.

Na sexta-feira e no sábado (10 e 11/8), a partir das 16h, o público poderá participar da Feira de Artesanato e Culinária, que acontece na Praça da Bandeira, nº 800, que expõe itens criados pelos índios da T.I. Vanuíre e Icatu. Para fechar o evento, no dia 11/8, o projeto KainKre realiza show de cânticos tradicionais Kaingang e Krenak sob a orientação da professora indígena Lidiane Damaceno. Durante o período, também poderá ser visitada no museu a exposição “Amazônia Viva Tyryetê Kaxinawá” do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná, que conta com desenhos originais de Jaime da Silva Araujo, desenvolvidos em prol dos direitos dos trabalhadores extrativistas e da preservação da Amazônia.

Endereço: Rua Coroados, nº 521, centro - Tupã-SP
Mais informações: (14) 3491-2333 
Site: www.museuindiavanuire.org.br

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia