Tudo começou com a ideia de inserir uma mostra de humor gráfico dentro do Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. A partir daí, alguns piracicabanos partiram para uma viagem com destino ao Rio de Janeiro, no ano de 1972. Na capital carioca, Alceu Marozzi Righeto, Adolpho Queiroz e Carlos Colonnese, estabeleceram contato com o jornal “O Pasquim” e apresentaram o projeto ao cartunista Jaguar, que aprovou a iniciativa. Por escrito, Jaguar autorizou a cessão de seus originais em poder da Editora Abril, que não atendeu ao pedido e a mostra não aconteceu.
Após este fato, um grupo maior, encabeçado por Luiz Antônio Lopes Fagundes - na época Secretário Municipal de Turismo de Piracicaba, resolveu criar o Salão de Humor de Piracicaba. Alceu e Cerinha convenceram Fagundes a usar uma verba de 10 mil cruzeiros - a princípio destinada ao Salão de Fotografia - para a organização do Salão de Humor de Piracicaba.
Para tal, teriam que voltar ao Rio de Janeiro e convencer os editores do “O Pasquim” a participarem do empreendimento. Seguiram viagem com a convicção que iam conseguir o seu objetivo. A partir daí, teve início a grande amizade entre Piracicaba e os cartunistas mais festejados do Brasil e no ano de 1974 foi realizado o I Salão de Humor de Piracicaba, com a participação de Millôr, Ziraldo, Zélio, Jaguar, Fortuna e Ciça.
Em pleno regime militar, com o receio de ter suas portas lacradas no primeiro dia, o Salão ultrapassou todas as expectativas iniciais. Ninguém imaginaria que a partir da terceira edição, o evento se tornaria internacional, transformando Piracicaba em uma espécie de capital do humor para a qual anualmente tem os olhos de artistas do mundo inteiro voltados para si.
Próximo de completar 40 anos e considerado um dos Salões mais importantes do mundo no universo das artes gráficas, continua cumprindo seu papel na valorização da arte do desenho de humor: um espaço de reflexão e fruição do belo, revelando talentos, mostrando os profissionais consagrados e resgatando autores e obras históricas.
Serviço
39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Data - De 25 de agosto a 14 de outubro de 2012
Local - Engenho Central de Piracicaba (Armazém 9)
Av. Dr. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende
Funcionamento: Às sextas-feiras, das 17h às 21h; sábados e domingos, das 10h às 21h, de 25 de agosto a 14 de outubro de 2012.
Programação:
http://salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br/humor/programacao-do-37d-salao-internacional-de-humor-de-piracicaba-2010.html#.