Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Exposição fronteiras apresentará o rico universo da produção artesanal brasileira, em Milão
30/03/2012


Batizada de Fronteiras, a exposição organizada pela revista Casa Claudia, em Milão, apresentará uma seleção de objetos de artesãos e designers brasileiros que transitam entre diversas áreas do conhecimento, como a arte, a moda, o artesanato e o design. “A ideia é mostrar peças curiosas e poéticas, que despertem o interesse das pessoas sem que elas saibam exatamente o porquê. Todas, porém, afinadas com as nossas raízes”, afirma Pedro Ariel Santana, curador da exposição e diretor de redação, da Editora Abril, a maior empresa de revistas do país.

Entre os designers convidados, estão os paulistas Caio Medeiros e Daniela Menezes, do Estúdio Manus, com uma produção que contempla o lúdico e a poesia muito mais do que o funcional. Fragmentos e materiais recolhidos em viagens pelo mundo servem de matéria-prima para seus objetos-arte, expostos em redomas de vidro.Nas mãos dessa dupla criativa, uma boneca japonesa pode virar luminária e os desenhos de um livro antigo de botânica, carimbos para decorar pratos e travessas.

Também de São Paulo, o designer Marcelo Rosenbaum mostrará pela primeira vez as coleções Toca da Palha e Toca da Borracha, resultados de seu projeto A Gente Transforma, que capacitou artesãos de Várzea Queimada, no Piauí, uma das regiões mais pobres do país. A palha de carnaúba, palmeira usada pelas mulheres para fazer utilitários desde a chegada dos primeiros portugueses no Brasil, resultou em cestos, tabuleiros, máscaras e tapetes. Já a borracha, manipulada pelos homens para fazer sandálias de dedo, deu forma a colares de frutas, chaveiros e fruteiras.

O designer e diretor de criação carioca Renato Imbroisi exibirá uma pequena mostra de seu trabalho, desenvolvido há mais de 30 anos com artesãos das cinco regiões do país nas mais diferentes técnicas manuais, como a cestaria, o bordado, o crochê, a renda e a tecelagem. Peças que certamente encantarão o público exigente que frequenta a semana mais famosa de design do mundo.

Fronteiras será o terceiro evento consecutivo de Casa Claudia no Brazil S/A, um espaço de relacionamento entre empresas e profissionais das áreas de design, arquitetura, decoração e artesanato que buscam fortalecer sua imagem e gerar novos negócios, divulgando seus produtos e serviços. No ano passado, a revista organizou, no mesmo palácio do século 17, a exposição Arquitetos e Designers Modernos Brasileiros, que homenageou alguns dos ícones de nossa arquitetura e design.

Com cenografia assinada pela arquiteta mineira Isabela Vecci, a mostra usará, como no ano passado, painéis de papelão Re-board, da Art Work, que serão doados a uma estação de reciclagem de Milão ao final do evento.

Fronteiras
Data: de 17 a 22 de abril
Horário: das 10 às 20 horas
Local: Palazzo Giureconsulti, no espaço Brazil S/A.
Endereço: Piazza Mercanti 2, centro de Milão

 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia