Normalmente nesta coluna você encontra dicas de viagens e locais para visitar, mas depois de atuar mais de 12 anos na hotelaria, fazer consultoria por mais 3 anos, e me deparar com diversos tipos de profissionais e situações adversas, hoje resolvi dedicar este artigo a uma das profissões que mais tem crescido nos últimos anos: a HOTELARIA.
A Hotelaria é a profissão que remete à glamour e elegância. Do toque de uma flor em cima do travesseiro ao aroma delicado de flor de algodão nos ambientes, tudo que tem dentro de um hotel é voltado para o encantamento, o qual deve ser um objetivo ainda maior do que apenas a satisfação do hóspede.
Para quem tem interesse em trabalhar na indústria hoteleira, existem diversas áreas dentro de um meio de hospedagem para conhecer e se especializar, como: recepção, reservas, governança, A&B (Alimentos & Bebidas – restaurante e cozinha), financeiro, RH, compras, vendas e gerência e administração do empreendimento. Quem conhece a fundo a hotelaria, em muitos casos, se apaixona (o que é o meu caso) e não se vê trabalhando em outra área. Porém, tem algumas dificuldades que todo hoteleiro deve saber assim que escolhe pela profissão: trabalhar aos finais de semana, feriados, carnaval, natal, réveillon comendo macarrão instantâneo, sem contar com os churrascos que você tem que abandonar no meio, quando a família e os amigos estão reunidos e você está indo trabalhar.
Mas quer saber? Conselho de quem já passou por todas essas situações e muito mais: vale a pena ter paciência e perseverança.
A preocupação com a qualidade da prestação de serviços ligados ao turismo está cada vez maior, quão mais se aproximam os grandes eventos mundiais: Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016. Apesar de sermos um povo naturalmente hospitaleiro, indiscutivelmente nós, profissionais da hotelaria, ainda precisamos nos refinar em muitos aspectos, como línguas, presteza, amabilidade, cordialidade, entre outros. Juntamente a isso, podemos adicionar aos grandes eventos uma bela pitada de falta de infraestrutura nos aeroportos, estradas, quantidade de meios de hospedagem (a qual já sabemos que é insuficiente para receber tamanhos eventos) e a segurança. Qual a imagem que nós brasileiros teremos dos nossos serviços? E qual a imagem que nós passaremos? Como um estrangeiro vai se sentir aqui durante os eventos?
A responsabilidade do hoteleiro vai ser fundamental neste contexto. Somente servir não será o suficiente. Temos que cativar o cliente, esteja ele no hotel pelos eventos, por motivos de trabalho ou saúde, ele merece mais que o melhor.
Para quem deseja seguir carreira na hotelaria, ficam aqui algumas dicas essenciais para a área:
- Estude línguas. Inglês é fundamental. Quanto mais você tiver, melhor.
- Formação superior é o básico para quem quer adquirir conhecimento teórico e um diploma. Pode ser em hotelaria (bacharel ou tecnólogo) ou ainda em turismo e administração.
- Gostar de gente; Ter prazer em servir; Oferecer ao próximo o que você tem de melhor, tanto como ser humano, quanto produto (o quarto).
- Não gostar de rotina. Saiba que nenhum dia é igual ao outro, pois os problemas trazidos pelos hóspedes são tão diferentes quanto às pessoas que em um hotel transitam.
Quanto aos salários da hotelaria? Não são dos melhores, como na indústria automobilística, por exemplo. Porém, se você tem profissionalismo, potencial e uma pitada de sorte misturada com oportunidade, as promoções saem rápido e em cargos de liderança é bastante compensadora a remuneração.
Com relação à apresentação pessoal, a vestimenta para quem trabalha na hotelaria deve ser sempre social, social e social. Definitivamente jeans e baby look ou camiseta não se enquadram nos padrões hoteleiros. Brincos grandes e unhas pintadas de vermelho tampouco. E ainda são dispensáveis tatuagens a mostra e piercings. Quanto rigor? Acredito que o glamour hoteleiro está intimamente associado à tradição hoteleira. Não para menos, o Capitão Porteiro do Copacabana Palace usa luvas brancas e cap no calor de 40°C que faz no Rio de Janeiro.
Todo hoteleiro passa a vida escutando sobre o tal do “Atendimento de Excelência”. E esse deve ser o objetivo, o foco de todo profissional que almeja atingir o sucesso nesta área, ou seja, oferecer ao cliente muito além do esperado, proporcionando encantamento e fidelização desse hóspede cada vez mais exigente.
Se você não quer ser hoteleiro, espero que tenha gostado, mas se quiser também pode levar um pouco desta filosofia pra sua área. Uma certeza eu posso ter: o seu cliente agradece.
Fernanda Rodrigues
Imagens
Fonte: Disponível em http://www.gettyimages.pt/detail/foto/male-hotel-manager-standing-in-foyer-staff-in-imagem-royalty-free/200537516-001. Acesso em 06/08/2012.
Fonte: Disponível em http://www.gettyimages.pt/detail/foto/woman-filling-out-hotel-registration-imagem-royalty-free/82136561. Acesso em 06/08/2012.
Fonte: Disponível em http://www.gettyimages.pt/detail/foto/young-adult-woman-manager-holding-card-imagem-royalty-free/56971988. Acesso em 06/08/2012.