Pesquisadores do Projeto Boto-Cinza coordenam o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias 2012 no estuário Lagamar
Um mutirão de limpeza nas praias da Ilha do Cardoso e Ilha Comprida – acontece no sábado, dia 15 de setembro. Das 9h às 15h a limpeza será feita nas praias do Itacuruçá (Ilha do Cardoso) e Boqueirão Sul (Ilha Comprida).
No ano passado foi retirada quase uma tonelada de lixo das praias. Foram retirados do mar, objetos e até móveis, como sofás e geladeiras. Foi encontrada uma tartaruga marinha morta, com um papel de chiclete tailandês no estômago. “Esse montante, reunido em poucas horas, dá a dimensão de o quanto o oceano sofre em nossa região”, afirma Leandro, lembrando que o tema do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias este ano é “Mares sem Lixo”.
É preciso alertar a comunidade e os turistas: o lixo que não sofre a destinação correta acaba nas praias ou no oceano, levado pelos rios, pela maré, pelos ventos e pela chuva. No mar, ele pode ser confundido com alimento por tartarugas e aves, além de oferecer riscos a outros animais, como o boto-cinza, colocando em risco a espécie.
No estuário Lagamar, todos os participantes e inscritos recebem um kit para o recolhimento dos materiais deixados nas praias. Às vezes, os voluntários se surpreendem com sucatas maiores do que se possa imaginar, como geladeiras e sofás. O lixo acumulado passa depois por um processo de separação e reciclagem. Este ano, associações de catadores participam do projeto e farão a reciclagem do material.
O Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias é realizado simultaneamente em todo o Brasil e no mundo. Este é o décimo ano em que o Projeto Boto-Cinza participa da ação.