A pequena São Pedro de Alcântara, a primeira colônia alemã de Santa Catarina abre, neste final de semana, a temporada de festas germânicas no estado. A 12ª Oktobertanz, ou Festa da Galinha Caipira, acontece nos dias 22 e 23 de setembro, e terá a maior fartura de comida de todas as edições, serão mais de duas toneladas de galinhas recheadas, além, é claro, de muito chope, baile e desfiles típicos.
A Oktobertanz é uma prévia do que os turistas ou apreciadores da cultura alemã vão encontrar em outubro nas Oktoberfests de Blumenau e Itapiranga, as maiores de Santa Catarina. E como em toda festa germânica, comida e bebida não vai faltar. Mas aqui, são os números da cozinha que impressionam. De acordo com o chef alemão Heiko Grabolle, responsável pela parte gastronômica do evento, apenas para o recheio das 1,1 mil galinhas caipiras, serão utilizados 6 mil ovos, 300 kg de farinha de rosca, 360 kg de moela, 250 maços de tempero verde e 2 kg de noz moscada. Completando o cardápio, 160 marrecos recheados, 1,8 mil salsichas alemãs, entre outras centenas de especiarias como cucas, joelhos de porco, chucrute à Bavária e repolho roxo.
Para dar conta de servir tanta comida, Heiko conta com a parceria do chef Alzir Krauss, do Imigrantes Buffet, de Florianópolis, uma equipe de 30 ajudantes da comunidade e nenhuma tecnologia. O preparo dos alimentos é feito a mão e em forno a lenha. “A grande vantagem é que a comida é simples, então é mais fácil de fazer, armazenar e de conservar sua qualidade”, reitera.
São Pedro de Alcântara está a 30 km de Florianópolis e neste ano, espera receber cerca de 10 mil visitantes para a Oktobertanz - em 2011 foram 7 mil. Para isso, aumentou sua estrutura e pontos de distribuição de alimentos e bebidas.
Programação:
Local: Pavilhão da Igreja Matriz
Sábado – 22/09
20h - Jantar dançante com a Banda Orquestra Continental de Itapiranga – SC. Entrada: R$ 25
Domingo – 23/09
9h - Missa Festiva na Igreja Matriz
10h30 – Desfile típico
11h30 – Almoço
13h30 - Apresentações e competições germânicas.