Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Cinquenta e seis restaurantes participarão do IV Festival Gastronômico de Campinas
02/07/2012

 

Evento ocorrerá entre 18 de julho (jantar de abertura na Hípica) e 12 de agosto e contará com a participação de sete cidades da região

 

Campinas se prepara para seu maior evento no setor: o IV Festival Gastronômico de Campinas contará com 56 restaurantes participantes (veja a relação abaixo), que festejará a culinária portuguesa, entre 18 de julho (jantar de abertura na Hípica) e 12 de agosto. Sete cidades da região também contarão com representantes no Festival: Holambra, Indaiatuba, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo. No ano de sua criação – 2009 – somente 29 restaurantes exclusivamente de Campinas envolveram-se no evento.

“É uma grande satisfação constatarmos o interesse crescente pelo Festival, não só em Campinas como em toda a região”, salienta Sérgio Bicca, presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, entidade promotora do Festival, em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Campinas.

O Festival movimentará os restaurantes durante toda a semana, dentro dos horários de funcionamento de cada estabelecimento. O evento assumiu este formato em 2011, possibilitando que seu visitantes voltassem aos restaurantes durante a semana, ao invés de somente quinta a domingo, como ocorria inicialmente.

“Este modelo encontrou grande receptividade dos restaurantes e clientes”, explica Bicca. A proposta, é que cada restaurante ofereça um menu confiance, com entrada, prato principal e sobremesa, sob inspiração da culinária portuguesa.

HISTÓRIA - Em 2009, na criação do Festival, o tema foi a Culinária Francesa (em homenagem ao Ano da França no Brasil), com 28 restaurantes participantes. Na segunda edição, em 2010, Campinas homenageou a Culinária Paulista, e 40 restaurantes aderiram à proposta. Em 2011, a Cozinha Italiana foi homenageada e registrou-se a participação de 51 estabelecimentos.

OBJETIVOS -  O Festival Gastronômico de Campinas foi criado para fomentar o turismo gastronômico e de lazer; divulgar Campinas como centro de gastronomia regional, prestigiar os clientes tradicionais dos restaurantes participantes, estimular clientes não frequentes a retornar aos restaurantes, motivar a frequência de novos clientes aos restaurantes, aumentar a visibilidade dos restaurantes participantes, gerar novos negócios, contribuir, por meio do associativismo, para o desenvolvimento da área de aliment os e bebidas em Campinas e região, dotar a cidade de um calendário diferenciado, com ações perenes, que se torne destaque no cenário turístico nacional, como referência de atração turística, aumento em 10% do consumo na rede gastronômica; aumento da ocupação hoteleira, em 5% durante todo o período do Festival Gastronômico, indução do desenvolvimento da alta gastronomia para formação de novos chef’s.

SERVIÇO

IV FESTIVAL GASTRONÔMICO DE CAMPINAS
18 de julho (jantar de abertura na Hípica) a 12 de agosto
56 restaurantes participantes
Campinas, Holambra, Indaiatuba, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo

Veja os restaurantes que participarão do V Festival Gastronômico de Campinas

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2017 Gastrovia Turismo e Gastronomia